42 99945 2934

Quais são as vantagens e desvantagens da energia solar?

O objetivo deste post é apresentar as vantagens e desvantagens da energia solar, ajudando-o a tomar a decisão correta com relação à instalação dessa tecnologia em sua casa, propriedade rural ou empreendimento.

Cada vez mais a energia limpa vem sendo tema de conversas, debates, palestras e congressos em todo o mundo.

Trata-se da geração de recursos energéticos que não afetam o meio ambiente, pois não emitem poluentes e são renováveis.

A energia convencional é gerada através de processos poluentes que acabam causando prejuízos à natureza, pois, além de serem retirados do meio ambiente, poluem a atmosfera e contribuem com o aquecimento global, um sério problema que preocupa toda a humanidade.

Para se ter ideia da situação do planeta, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o português Antônio Guterrez, mostra a sua preocupação, afirmando que 75% do total de emissões de gases de efeito estufa no planeta são emitidos pelo setor energético “convencional”.

Neste post, apresentaremos as vantagens e desvantagens da energia solar, a maneira mais simples e acessível para a implantação de energia limpa em residências, propriedades rurais e empresas. Continue lendo e confira detalhes a esse respeito!

Como funciona a energia solar?

A energia solar é a maneira mais fácil, simples e acessível de incluir a sua casa ou empreendimento ao conceito de sustentabilidade do planeta.

Trata-se da instalação de painéis que possuem dezenas de células fotovoltaicas fabricadas a partir de materiais semicondutores, onde o silício é o mais comum deles.

Com a incidência da luz e raios solares sobre essas placas, os fótons energizam os elétrons dos átomos de silício, causando um deslocamento desses pelas diferentes camadas do painel e criando uma corrente contínua, conhecida como: energia solar fotovoltaica.

A partir desse processo e com o uso do inversor solar, essa corrente elétrica é transformada de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), quando então a energia pode ser:

  • utilizada,
  • armazenada,
  • distribuída.

O mais interessante é que os painéis podem ser instalados no telhado das residências, parte superior dos edifícios e na cobertura de fábricas, depósitos ou armazéns, além de qualquer espaço livre, como, por exemplo, em áreas de uma fazenda ou sítio.

Quais são as vantagens e desvantagens da energia solar?

Para podermos realizar uma avaliação a esse respeito, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens da energia solar, portanto vamos a elas:

Vantagem: energia limpa

Como já mencionado, a instalação de painéis fotovoltaicos possibilita a captação de energia limpa, uma vez que utiliza os próprios raios do sol como matéria-prima.

Como se sabe, não existe desgaste algum na captação desses raios e, mais do que isso, a sua produção é abundante e infinita, sem causar qualquer prejuízo ao meio ambiente ou ecossistema. Por ser inesgotável, é considerada uma energia renovável e gratuita.

Desvantagem: investimento em equipamentos

A desvantagem para a implantação desse tipo de solução é que será necessário a realização de investimentos, ou seja, não há como captar a energia solar sem a instalação de equipamentos que possibilitem essa ação.

No entanto, esse investimento se paga em até 5 anos, pois, na contrapartida dessa ação, é possível uma redução da conta de energia elétrica de até 95%.

Vantagem: instalação rápida e simples

Dentre as vantagens e desvantagens da energia solar, apresentamos mais um ponto positivo.

Trata-se da facilidade e rapidez com que as instalações são realizadas, bastando apenas que profissionais qualificados estejam autorizados a realizá-la.

É importante saber que a instalação dos equipamentos de maneira geral não envolve:

  • reformas,
  • demolição de paredes,
  • remoção de telhados.

Desvantagem: produção limitada

Uma outra desvantagem dessa tecnologia diz respeito ao limite de produção, uma vez que a geração de energia no período noturno e nos dias nublados pode perder um pouco a sua eficiência.

Como o próprio nome sugere, a presença do sol é fundamental para o seu funcionamento, porém, vivemos no Brasil, um país que possui um dos maiores índices de radiação solar do mundo, então mesmo nesses casos isso pode não ser um problema muito grande.

Avaliando as condições do Paraná, estado situado no sul do Brasil, é importante também compreender que o inverno não significa sinônimo de pouco sol.

Ao contrário disso, conforme dados do Portal Climate Data, uma instituição alemã especializada no assunto e que avalia o tempo em todo o planeta, a cidade de Ponta Grossa possui o seu maior índice de exposição ao sol no mês de agosto.

Além disso, é perfeitamente possível calcular as necessidades para cada projeto, o que significa disponibilizar o número ideal de painéis para cada situação.

Vantagem: baixa manutenção

A implantação de uma solução de energia solar não exige reparos e investimentos relevantes no que se refere a sua manutenção.

As placas e tecnologias adotadas são resistentes e não sofrem consequências sérias em função da sua exposição às condições climáticas.

Basicamente, a manutenção consiste em um processo de limpeza das placas que deve ser realizada a cada 6 meses em média.

Um jato de água e uma vassoura de cerdas macias são suficientes para que a limpeza seja realizada, onde seja retirado as fuligens da poluição do ar e excrementos dos pássaros, portanto, não existem trocas de refis, peças ou componentes para que os resultados aconteçam.

Desvantagem: mudança estética

Talvez, entre as vantagens e desvantagens da energia solar, o que pode chamar a atenção é uma mudança estética do imóvel.

Não há como evitar que as placas apareçam nos telhados ou coberturas das edificações, afinal, ela é fundamental para o sucesso da operação.

No entanto, essas mesmas placas também chamam a atenção de uma forma positiva, pois, a partir delas, é reconhecido que determinado imóvel utiliza energia limpa, o que sempre é muito bem visto pela sociedade, valorizando a edificação além de toda a economia gerada, não é mesmo?

Vantagem: vida útil longa

A vida útil de uma solução de energia solar é superior a 25 anos, o que significa que, a partir do retorno dos investimentos que se dá em média em 5 anos, você ainda terá mais 20 para desfrutar das suas vantagens.

Vantagem: economia na conta de energia

Como já mencionado, a instalação da solução fotovoltaica possibilita uma economia na conta de energia elétrica de até 95%, porém, pode ir além disso.

É possível, a partir da geração excedente de energia, disponibilizá-la na rede de distribuição, gerando crédito junto à concessionária responsável, que pode ser utilizado em até cinco anos.

 

Como se observa, um balanço entre vantagens e desvantagens da energia solar mostram que vale a pena o investimento e que essa ação favorece não apenas ao seu negócio ou seu orçamento, como também contribui com a proteção do meio ambiente.

Se, ainda assim, existirem dúvidas a respeito, entre em contato com a Imperium Solare. Estamos prontos para colaborar e atender às suas necessidades!