A manutenção de placas solares é indispensável para que os resultados estejam sempre de acordo com as expectativas.
Todo equipamento necessita de manutenção, pois essa ação aumenta substancialmente a vida útil de seus componentes e diminui os custos operacionais.
Observe o caso dos automóveis, onde aqueles que não recebem a devida atenção com relação a esse assunto apresentam problemas frequentes e necessitam periodicamente ser conduzidos às oficinas para consertos.
Já aqueles que recebem um tratamento dentro do recomendado pelos fabricantes estão sempre em bom estado de conservação e trabalham com todo o seu potencial, sem forçar peças e trazendo satisfação aos seus usuários.
Assim também acontece com a manutenção de placas solares, onde pequenas e simples ações colaboram para que excelentes resultados sejam alcançados. Continue lendo e saiba mais a respeito!
Qual a importância da manutenção de placas solares?
As placas são componentes fundamentais de um projeto de energia solar fotovoltaico, pois são as responsáveis pela captação da radiação do sol, matéria-prima que será transformada e utilizada para atender as demandas de:
- residências,
- condomínios,
- indústrias,
- comércios,
- fazendas, etc.
Elas são instaladas para aproveitar a melhor captação possível de energia solar, no entanto, alguns cuidados precisam ser observados para que os resultados sejam os ideais.
O processo de manutenção dessas placas, conforme veremos na sequência, são fundamentais para que essas alcancem uma vida útil que ultrapasse os 25 anos.
Como o retorno do investimento de uma solução fotovoltaica ocorre em 5 anos, os outros 20 restantes proporcionam muita economia e vantagens a serem desfrutadas com a implantação dessa solução.
O mais interessante dessa solução é que o processo de manutenção pode ser realizado a cada 6 meses, com rapidez e muita facilidade.
Como é feita a manutenção das placas?
Uma das características das placas solares é o seu baixo índice de manutenção, pois quando bem construídas e instaladas, dificilmente apresentam problemas.
Porém, elas precisam periodicamente ser limpas, porque os detritos, como poeira e a própria poluição, podem ser depositadas nas placas, dificultando a captação da energia solar.
Além disso, folhas de árvores e até mesmo resíduos dos pássaros podem comprometer os resultados.
A manutenção das placas solares pode ser realizadas de três formas:
- preditiva,
- preventiva,
- corretiva.
Esses processos possibilitam que os resultados sejam alcançados, porém, os custos envolvidos para cada um deles é diferenciado, além dos resultados obtidos por essas ações.
Um provérbio português nos ensina que:
“É melhor prevenir do que remediar.”
Isso significa, como veremos, que é possível zerar os custos de manutenção se algumas medidas forem tomadas, especialmente no que se refere a prever e se prevenir de possíveis problemas.
Tipos de manutenção
Como vimos, existem três tipos de manutenção. Vamos conhecer cada uma delas e qual a melhor opção para ser adotada.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva envolve o ato de prever.
Essa ação pode ser realizada quando se conta com soluções tecnológicas que possibilitam um acompanhamento em tempo real sobre as condições e desempenhos das placas solares.
Um bom exemplo dessa possibilidade é utilizar a solução Solar Edge, uma tecnologia que possibilita o monitoramento e o desempenho individual de cada uma das placas solares instaladas, bastando apenas que o sistema seja acessado via internet.
É possível, através da utilização dessa tecnologia, saber exatamente qual a condição de cada painel.
A fim de permitir que ações sejam tomadas imediatamente a partir da localização de algum problema.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é aquela que ocorre a partir de uma programação previamente estabelecida para a limpeza das placas solares.
A chuva é uma grande aliada das placas, pois contribui para a limpeza das mesmas, porém, é absolutamente recomendável que semestralmente uma manutenção seja realizada, quando se deve utilizar apenas:
- panos ou esponjas macias,
- água corrente (não mineralizada).
O processo é simples, bastando que cada placa seja limpa da mesma maneira com que você lava o seu carro, por exemplo.
Porém, sem utilizar qualquer tipo de produto químico ou de limpeza.
Caso você adote o processo preditivo, essa limpeza deverá ser realizada na placa da qual se encontrou alguma alteração de performance em qualquer tempo, não aguardando a manutenção preventiva para retornar o equipamento às suas melhores condições.
Manutenção corretiva
Por fim, chegamos a manutenção corretiva, aquela que ocorre somente após o problema tomar proporções que venham a interromper os resultados.
Essa é, sem dúvida, a opção mais desfavorável em termos financeiros como também no aspecto operacional, já que normalmente a correção só se realizará no momento em que o problema estiver estabelecido e os resultados esperados não forem atingidos.
De qualquer maneira, também atinge os seus objetivos e, apesar de caro, acaba contribuindo para que o problema seja eliminado e os resultados voltem a acontecer.
Vantagens de manter a manutenção das placas solares em dia
Como se observa, são muitas as vantagens em manter a manutenção de placas solares, especialmente se for feita a opção pela preditiva, ou seja, escolhendo uma solução onde seja possível acompanhar e monitorar a situação de cada painel.
Além disso, a manutenção oferece:
Mais eficiência e economia
A eficiência se alia à economia na medida em que as placas trabalham de forma otimizada na captação da energia solar.
Quanto maior a produtividade, mais economia para o seu negócio ou sua casa e, consequentemente, contas das concessionárias com valores cada vez menores.
Além disso, é importante lembrar dos benefícios gerados ao meio ambiente através de uma energia limpa e a substituição da queima de combustível fóssil, ou ainda a não necessidade de construção de estruturas gigantescas, como as hidrelétricas, para garantir a geração de energia.
A manutenção de placas solares garante a eficiência dos processos e grandes resultados em termos econômicos.
Preserva a vida útil dos equipamentos
Outro detalhe importante com relação à realização da manutenção de placas solares está no aumento da vida útil dos equipamentos.
Na medida em que as limpezas sejam realizadas e possíveis problemas sejam verificados, como mau contato ou qualquer tipo de dano.
É possível realizar ações para que as placas voltem a funcionar com todo o seu potencial de forma ágil.
Diante dessa realidade, vale a pena contar com um sistema que possibilite a manutenção preditiva das operações, facilitando o monitoramento das placas e localizando de forma rápida qualquer eventual problema.
Ainda tem dúvidas sobre a instalação de energia solar? Acesse o artigo: Quais são as vantagens e desvantagens da energia solar?
Agora que você sabe detalhes a esse respeito, entre em contato com a Imperium Solare, conheça nossa estrutura e faça um orçamento. Estamos prontos para avaliar a melhor solução para atender seus objetivos!